Menos Neymar, muito menos

Imagem

Um excelente jogador. Craque? Não. Tem gente que acha o contrário, respeito a opinião, mas discordo veementemente. Neymar ainda não é nada, embora os meios de comunicação queiram empurrar garganta adentro que o cara é o melhor do mundo. Craque é Pelé, Tostão, Garrincha, Romário, Ronaldinho, Rivelino, Gerson… Neymar caminha para isso.

Grande parte do que sai na mídia a respeito do jogador é exagero, mas a culpa não é dele. Neymar é a principal estrela da Seleção, isso ninguém duvida, mas estrela em que sentido? No sentido de que ele é o melhor jogador ou porque atrai todos os holofotes?

Enquanto esteve no Brasil o time do Santos era Neymar e mais 10. Na Espanha, por aqui, é o Barcelona de Neymar, por lá, ele é contestado, vaiado e cobrado pela imprensa. Entendo que isso é técnica pra chamar o leitor brasileiro a clicar na matéria ou ler o jornal, mas quando o torcedor compra essa mentira fica perigoso.

O sucesso regional cresceu à cabeça do garoto. Jogar contra o Naviraiense, golear de 10×0 e fazer golaço, é fácil. Ele é completamente irritante quando joga pela Seleção e apenas mais um no Barcelona. A humildade com que ele entra em campos espanhóis não é a mesma quando veste a amarelinha. Ele simplesmente não toca a bola e quer fazer de todo lance uma jogada genial. Poucos entendem isso, poucos divulgam isso. Parece que falar qualquer coisa diferente de “Neymar é um craque, joga muito bem” está proibida.

A Seleção joga para o Neymar, mas Neymar não joga para a Seleção. Não adianta dar um drible genial se depois ele prende e perde a posse de bola. Às vezes eu penso que o Felipão tem medo de tirá-lo de campo quando está jogando mal ou tem medo de dar um esporro no cara ou simplesmente é pressão de patrocinadores para que ele jogue 90 minutos de partida.

Se o Brasil for campeão, vamos ter que aturar, sendo fundamental ou não, a carinha dele estampando tudo que é notícia dizendo “O Brasil de Neymar”. Tomara que ele jogue bem e ajude o Brasil a vencer a Copa e tomara que ele baixe essa bola e jogue para o time, que faz de tudo pra ele brilhar e não recebe os merecidos créditos. Porque quando ele dá uma pedalada e perde a bola é a zaga que tem que segurar o contra ataque do adversário pra salvar a pele dele.

Acompanhe-me pelo Twitter @guilhermealt

2 pensamentos sobre “Menos Neymar, muito menos

  1. Pingback: Não adianta culpar o Fred | Blogg do Alt

Deixe um comentário